O objectivo do Mondioring é seleccionar os cães mais aptos física e psicologicamente para reprodutores, bem como avaliar as capacidades dos melhores treinadores. O Mondioring divide-se em 3 níveis de dificuldade crescente, Mondioring 1, Mondioring 2 e Mondioring 3. Em cada prova os cães têm que executar exercícios de Obediência, exercícios de Saltos e exercícios de Provas de Coragem.

O canídeo para o Mondioring tem que:

  • ser robusto;
  • ter reflexos rápidos;
  • ter uma grande resistência à fadiga e ao calor;
  • ter forte capacidade de impulsão;
  • possuir uma grande elasticidade;
  • ser psiquicamente capaz de permanecer numa atitude de tranquilidade, apesar das fortes provocações a que é submetido e caso necessário rapidamente passar a um estado de acção em segundos;
  • ter espírito de iniciativa, mesmo perante uma situação desconhecida, para saber quando e como atuar e permanecer indiferente ás provocações de que é alvo.

Obediência

O canídeo tem de executar os seguintes exercícios: recusa de alimento, andar ao lado sem trela, ficar deitado sobre distracções, executar posições (sentar, deitar, de pé) à distância, ir buscar um objecto variado e traze-lo ao dono, enviar em frente com chamada ao dono, diferenciação de um objecto entre iguais pelo odor.

Saltos

O canídeo tem de efectuar um salto vertical de ida e volta, cuja altura pode ser de 1,0 metro a 1,20 metros; um salto em comprimento que vai desde os 3,0 metros até aos 4,0 metros e transposição de uma paliçada (parede vertical lisa) com altura entre 1,7 metros e 2,3 metros.

Prova de Coragem

O canídeo tem de efectuar os seguintes exercícios: defesa do dono, guarda de objecto, ataque frontal com bastão (cana Bambu), ataque em fuga com disparos, ataque interrompido, ataque com acessórios, ataque com obstáculos, procura e escolta de malfeitor.